Bombeiros não podem ser prejudicados na carreira

O PSD questionou quinta-feira, 8 de setembro, o Governo sobre que medidas tomará para impedir que os bombeiros voluntários que tiveram faltas, por estarem a combater fogos, não vejam a sua carreira pública e avaliação prejudicadas.
De acordo com um requerimento dos deputados do PSD a que a Lusa teve acesso, que cita uma notícia de hoje do Jornal de Notícias, “o Governo não terá excecionado e acautelado a dispensa de funcionários públicos que prestam serviço voluntário em diversas corporações de bombeiros durante a época de incêndios”.
Nesse sentido, os parlamentares questionam se “está o Governo disponível para avaliar junto das corporações de bombeiros o impacto destes impedimentos na capacidade de mobilização de pessoal voluntário para prestar serviço ao longo da época de incêndios”.
Segundo o PSD, “centenas de bombeiros que são funcionários públicos combateram o fogo apenas durante os períodos noturnos, ou pós-laboral, sendo obrigados a apresentar-se no local de trabalho logo pela manhã, muitas vezes após uma noite inteira de combate ao fogo, a centenas de quilómetros de casa”.
O PSD pretende ainda saber se o Governo pretende “alterar o modelo de combate a incêndios, em particular o modelo de corporações de bombeiros voluntários, fazendo-os substituir por bombeiros exclusivamente profissionais”.

Outros
DESTAQUE
Publicidade
Vídeos
Lisboa
Porto
Cidade da Trofa
Sondagem

Carregando...