Atualidade
Mercearia social apoiará 360 famílias carenciadas
15 de Abril de 2016
0 comentários

Foi inaugurado na quinta-feira, 14 de abril, o primeiro supermercado social situado em Lisboa, uma iniciativa da Junta de Freguesia de Santo António, que tem o apoio da Fundação Portugal Telecom. O projeto, de nome “Valor Humano”, pretende ajudar no imediato 360 famílias carenciadas da freguesia lisboeta. Neste supermercado, os clientes podem adquirir produtos alimentícios, de higiene ou até didáticos através de créditos atribuídos pela Junta de Freguesia de Santo António.
As famílias, que totalizam mais de mil pessoas, passam a ter acesso a todo o tipo de produtos, como bens alimentares, vestuário, brinquedos, produtos para bebés ou material de papelaria, entre outros, a troco de dinheiro virtual, que lhes é atribuído pela junta. Os clientes podem assim adquirir produtos alimentícios, de higiene ou até didáticos, através de créditos atribuídos pela Junta de Freguesia de Santo António. Os pagamentos são realizados em “Santo Antónios” – e vêm em forma de notas timbradas, para evitar a falsificação.
O presidente do PSD esteve na inauguração da Mercearia Social Valor Humano, cerimónia a que se juntou também o autarca da capital, Fernando Medina, o ator Fernando Mendes, Paulo Neves, da PT, D. Januário Torgal, bispo emérito das Forças Aramadas, e o presidente da Junta de Freguesia de Santo António, Vasco Morgado.
Pedro Passos Coelho elogiou a "experiência muito inovadora" e a um "exemplo notável", "muito importante que pudesse ser seguido noutros municípios". "Tão importante como o apoio e a ajuda, às vezes mais importante é a forma como o fazemos", afirmou, por sua vez, o presidente da Câmara de Lisboa, para quem esta iniciativa "se funda no princípio e no valor da dignidade da pessoa humana". 
À margem do evento, Pedro Passos Coelho, manifestou deixar para mais tarde um comentário a notícia avançada pela TSF de que o ministro das Finanças se prepara para rever em baixa as previsões de crescimento da economia no Programa de Estabilidade: "Nós falaremos disso quando o Governo apresentar as suas previsões, não vale a pena estar a antecipar. Quando o Governo apresentar o Programa de Estabilidade depois falamos nisso".
Sobre a expectativa em relação ao Programa de Estabilidade, Passos Coelho defendeu que "o mais importante de tudo é saber qual é a estratégia orçamental de médio prazo que o Governo pretende desenvolver". "Isso é o importante e isso só saberemos quando o Governo comunicar porque, como foi patente durante a discussão do Orçamento do Estado, uma coisa é saber o que é que se vai fazer num ano, outra coisa é apresentar a perspetiva de médio prazo, como é que vamos lidar com as questões orçamentais e económicas nos próximos três anos e é isso que de alguma maneira é essencial para captar a confiança e a estabilidade do lado dos agentes económicos", justificou.
Passos Coelho reiterou que aguarda pela apresentação da estratégia por parte do Governo, dizendo que o executivo "ainda está a discutir isso dentro da maioria", não sendo sequer "uma conversa que tivesse transpirado para os partidos da oposição". E sublinhou ainda que quando foi apresentado o Orçamento do Estado para 2016 o PSD avisou que "o cenário macroeconómico era demasiado otimista". "E não o dissemos de forma isolada, havia várias instituições, quer nacionais, quer estrangeiras, que chamavam a atenção para isso. Os últimos indicadores que foram sendo apresentados apontam também nesse sentido, mas agora cabe ao Governo apresentar o seu próprio cenário", defendeu.
A Valor Humano situa-se no número 3 da Calçada do Moinho de Vento, junto ao Campo dos Mártires da Pátria, freguesia de Santo António, em Lisboa.

Comentários
Sem comentários
DESTAQUE
Publicidade
Vídeos
Lisboa
Porto
Cidade da Trofa
Sondagem

Carregando...