PSD
Duarte Freitas reeleito líder do PSD/Açores
20 de Dezembro de 2016
0 comentários

Duarte Freitas foi reeleito, na segunda-feira, 19 de dezembro de 2016, presidente do PSD/Açores, com 71% dos votos. Paulo Silva obteve 24,1 por cento.
“Passado este período interno de debate, discussão que tivemos e tendo sido exercida a democracia e a escolha livre dos militantes, a partir de agora somos um único partido”, afirmou Duarte Freitas, no discurso de vitória na sede do PSD regional em Ponta Delgada, ilha de São Miguel.
Duarte Freitas, 50 anos, economista e natural da ilha do Pico, considera que agora "é necessário todos darem as mãos, em nome do partido, para consensualmente poder servir melhor as açorianas e açorianos", contando que todos os militantes para este objetivo.
Saudando a disponibilidade do empresário Paulo Silva para se candidatar, Duarte Freitas considerou que o ato eleitoral foi “disputado com elevação democrática”, tendo convidando o seu adversário para participar no próximo congresso regional do PSD, em janeiro, “embora estatutária e regimentalmente este não tivesse assento”.
Para o candidato derrotado, Paulo Silva, que felicitou Duarte Freitas pela vitória eleitoral, a abstenção “continua elevada e é preciso ser repensada dentro do partido”. “Esperava mais, mas tudo o que tivemos foi o que merecemos e estamos tranquilos”, confessou Paulo Silva, 47 anos e natural da ilha Terceira, acrescentando que continua “sempre disponível para o PSD/Açores”.
Nas eleições diretas de segunda-feira, os militantes do PSD/Açores escolheram, também, os órgãos concelhios e de ilha, que estavam em fim de mandato, assim como os delegados ao XXII Congresso Regional, que se realiza entre 20 e 22 de janeiro de 2017 na ilha de São Miguel.
Nas eleições diretas para a liderança dos social-democratas açorianos participaram 1833 militantes, o que constitui um aumento de 39,2 por cento na afluência às urnas em relação ao ato eleitoral anterior. Duarte Freitas obteve 1296 votos e Paulo Silva alcançou 441.
Em dezembro de 2012, Duarte Freitas, candidato único, foi eleito pela primeira vez presidente do PSD/Açores, conquistando 1.317 de um total de 1.513 votantes.

Comentários
Sem comentários
DESTAQUE
Publicidade
Vídeos
Lisboa
Porto
Cidade da Trofa
Sondagem

Carregando...