PSD
Miguel Veiga ficará inscrito a ouro nas páginas da história do PSD
15 de Novembro de 2016
0 comentários

O presidente do PSD lamentou o falecimento de Miguel Veiga, lembrando-o como "um homem com uma personalidade muito forte e de convicções muito grandes". "Quero deixar uma palavra de pesar à família e também para o PSD, porque se trata de uma personalidade que foi fundadora do PSD. Trata-se de uma personalidade que nos deixa mais pobres com o seu desaparecimento", afirmou segunda-feira à noite Pedro Passos Coelho, em declarações aos jornalistas à entrada para o velório, no Palácio dos Viscondes de Balsemão, no Porto.
O presidente social-democrata recordou que Miguel Veiga "teve uma história muito rica e muito importante, não apenas como advogado", mas também "como pensador" e "pessoa de cultura".
"Trata-se de um homem com uma personalidade muito forte e também de convicções muito grandes. Foi uma pessoa polémica durante muitas oportunidades em que nos deu a conhecer o seu pensamento. Foi também um homem que mesmo na política desde cedo como constituinte fez uma intervenção muito relevante numa hora em que a democracia se instituiu em Portugal", declarou.
O PSD agradeceu o “muito que deve” ao fundador Miguel Veiga. Miguel Veiga "deu um contributo para aquilo que é o PSD e as suas linhas programáticas, o seu pensamento", constituindo "um exemplo".
"Hoje, damos testemunho sobretudo daquilo que foi a sua vida e o seu exemplo para o Porto, para o país, para o PSD. E quero, em nome do PSD, também deixar uma palavra de amizade e de condolência muito sentida à sua família, em particular à sua mulher", vincou.
Advogado e fundador do PSD, Miguel Veiga faleceu dia 14 de novembro, cerca das 12h30, aos 80 anos, no Porto.
Numa nota de pesar divulgada, o PSD assinalou a perda de um dos seus fundadores e mais distintos militantes. “O Dr. Miguel Veiga ficará com o nome inscrito a ouro nas páginas da história do Partido Social Democrata e da cidade do Porto, da qual era um dos seus mais amados príncipes”, sublinhou a nota.
Também numa nota de condolências divulgada na página da Internet do PSD/Porto, o presidente da distrital do PSD do Porto, António Bragança Fernandes, refere-se a Miguel Veiga como “um dos maiores e melhores defensores do país em especial do norte e da sua eterna cidade, o Porto”. “Com o Dr. Francisco Sá Carneiro, o Dr. Miguel Veiga foi um dos fundadores do Partido Social Democrata em Portugal e um lutador da liberdade do país”, acrescentou.
“Hoje, o PSD perdeu um dos seus melhores quadros, um político de referência e livre pensador da causa pública e política”, lamentou a distrital do PSD/Porto, salientando o “brilhante advogado, com escritório na cidade portuense, formado pela academia de Coimbra”.
O PSD/Porto registou, também, que Veiga foi “um excelente político, tendo feito parte das primeiras Comissões Políticas Nacionais do PPD/PSD”, para além de “um ilustre parlamentar na Assembleia da República, tendo durante toda a sua vida defendido os valores da democracia, da liberdade das pessoas e do pensamento”.
“Portugal e o PSD, ficaram mais pobres, perderam um homem bom, detentor de um intelecto brilhante e de uma cultura ímpar, um homem reto e justo, um homem de causas e um homem dedicado ao seu trabalho”, acrescentam.
Miguel Luís Kolback da Veiga nasceu em 30 de Junho de 1936, no Porto. Licenciou-se em Direito pela Universidade de Coimbra, em 1959, foi vice-presidente do PSD e deputado da Assembleia Constituinte. Foi também em Coimbra que iniciou também o seu percurso na política, como voz da Juventude Democrática e participante na primeira lista da oposição da Associação Académica em Coimbra. Foi, conjuntamente com Francisco Sá Carneiro e Pinto Balsemão, um dos fundadores do Partido Popular Democrático, em 1974. Considerava-se laico, republicano e social-democrata, princípios que entendia serem a identidade reformista do PSD. Condecorado e membro do Conselho das Ordens Honoríficas, foi também agraciado, em 2007, com a Medalha Municipal de Mérito – Grau Ouro e, em 2015, com a Medalha de Honra da Cidade. Para além disso, presidiu à Comissão de Toponímia do Porto.

Comentários
Sem comentários
DESTAQUE
Publicidade
Vídeos
Lisboa
Porto
Cidade da Trofa
Sondagem

Carregando...