PSD
Falta de funcionários em escolas do distrito de Évora é "alarmante"
18 de Outubro de 2016
0 comentários

O deputado do PSD António Costa da Silva está preocupado com a falta de funcionários em pelo menos dez escolas do distrito de Évora, considerando a situação "alarmante" porque pode comprometer a segurança dos alunos. "De uma análise global que fiz a um conjunto de informações que obtive, pelo menos dez escolas do distrito de Évora, mas são mais, estão com problemas", afirmou o parlamentar social-democrata.
O deputado eleito pelo círculo de Évora falava a propósito de duas perguntas que dirigiu ao ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, subscritas também por Amadeu Albergaria e Pedro Pimpão, sobre a falta de assistentes operacionais nas escolas.
Numa das perguntas, os três deputados descrevem os problemas em dez escolas ou agrupamentos dos concelhos de Évora, Borba, Arraiolos, Montemor-o-Novo, Estremoz, Reguengos de Monsaraz e Vendas Novas.
Costa da Silva disse ter sido alertado por "associações de pais e também por algumas direções de escola", afirmando que se trata de "uma situação alarmante", porque pode existir "um problema de insegurança".
"Tivemos gimnodesportivos que estiveram encerrados por falta de auxiliares e escolas que deveriam ter três funcionários só têm um", exemplificou, referindo que casos como estes "passam-se em vários concelhos".
O deputado do PSD calculou que faltem "mais de 60 ou 70 auxiliares" nas escolas de todo o distrito, tendo em conta que só no concelho de Évora está identificada a carência de 44 assistentes operacionais.
Acusando o Governo de estar a "tentar esconder o problema" e os partidos que o apoiam de permanecerem "muito silenciosos", o parlamentar social-democrata exigiu conhecer a dimensão do problema, qual a solução e quando será tomada.
"Andam a fingir que o ano letivo arrancou com uma estabilidade enorme quando é tudo mentira", criticou, realçando que as escolas "continuam a ter os problemas que sempre tiverem, agora, mais agravados por causa da falta de auxiliares".
Com a outra pergunta, Costa da Silva adiantou que os deputados do PSD pretendem que o Governo esclareça se mantém o compromisso de financiar a contratação de 38 novos auxiliares para as escolas do concelho de Évora.
"As informações mais recentes que obtive indicam que o Ministério das Finanças não está a aceitar a transferência dessas verbas [para a câmara municipal], o que seria um problema gravíssimo para Évora", acrescentou.

Comentários
Sem comentários
DESTAQUE
Publicidade
Vídeos
Lisboa
Porto
Cidade da Trofa
Sondagem

Carregando...