Europa
"Experiência grega" deve ser "avaliada aos olhos dos portugueses”
05 de Setembro de 2016
0 comentários

Numa declaração aos jornalistas no final de um encontro com o líder da Nova democracia, Kyriakos Mitsotakis, o presidente social-democrata adiantou que na reunião foram trocadas impressões sobre o que se passa em Portugal e assinalou o facto de ser "muito útil que a experiência grega possa também ser avaliada aos olhos do portugueses".
O líder do PSD referiu-se à posição próxima e alinhada do PSD e da Nova Democracia grega sobre a estratégia necessária para superar as insuficiências dos modelos que estão a ser executados em Portugal e na Grécia. "O que melhor se extrai da nossa conversa é que, tratando-se ambos de líderes de partidos que estão na oposição, nos cabe em qualquer caso, na Grécia como em Portugal, olhar para o futuro e apresentar uma visão de estratégia para o futuro que possa superar aquilo que são as insuficiências dos modelos que estão a ser executados nos dois países e creio que a posição dos nossos dois partidos é uma visão bastante próxima e bastante alinhada", disse.
No encontro, que decorreu dia 3 de setembro, em Castelo de Vide, na Universidade de Verão do PSD, foram também trocadas impressões sobre a situação europeia e sobre a importância que o Partido Popular Europeu (PPE) pode ter para responder à saída do Reino Unido da União Europeia (UE) e em relação às reformas necessária na União Económica e Monetária e na UE para vencer os "populismos emergentes", acrescentou o líder do PSD: "Creio que o PPE é com certeza uma plataforma de partidos que oferece nesta altura uma visão mais inconformada e que melhor pode liderar essa reforma europeia que é tão necessária para superar bem as dificuldades, sobretudo políticas, que decorrerão da saída do Reino Unido da União Europeia".

Líder da Nova Democracia grega exorta portugueses a lutar contra populismo
O líder da Nova Democracia grega assinalou a proximidade de ideias com o PSD, exortando o seu partido e os sociais-democratas portugueses a lutarem contra o populismo. "A Nova democracia e o PSD têm o dever de lutar contra o populismo, não se tornando também populista, mas resistindo à tentação de dizer as coisas mais fáceis e simpáticas", afirmou Kyriakos Mitsotakis, líder da oposição grega e que está neste momento à frente das sondagens naquele país.
Falando perante os "alunos" da Universidade de Verão do PSD, que terminou domingo em Castelo de Vide, o líder da Nova Democracia vincou a necessidade de dizer a verdade às pessoas, sublinhando que a solução em Portugal e na Grécia só pode vir do centro-direita, porque a esquerda não consegue ser uma alternativa credível.
"A solução não é regressar aos tempos despedistes", acrescentou, considerando que o que acontecer politicamente na Grécia e em Portugal será "muito relevante para o resto da Europa".
"Será relevante porque acredito que na Grécia e em Portugal conseguiremos lutar contra o populismo", disse.
Kyriakos Mitsotakis, que jantou com Passos Coelho, argumentou que só através do investimento privado será possível crescer e defendeu a necessidade de atrair investimento privado reduzindo impostos.
Contudo, admitiu, para reduzir impostos e cumprir com as obrigações para com os cidadãos e a Europa, é preciso identificar despesas que podem ser cortadas.
"Não fazer reformas não é o caminho certo", sustentou, criticando também a reversão de medidas.
"É penoso assistir", disse.
Sobre o futuro, Kyriakos Mitsotakis prometeu apresentar um "programa honesto" e com "reformas agressivas".

Comentários
Sem comentários
DESTAQUE
Publicidade
Vídeos
Lisboa
Porto
Cidade da Trofa
Sondagem

Carregando...