Nacional
Madeira vai continuar a apoiar os produtores locais
06 de Julho de 2016
0 comentários

O presidente do governo regional assegura que o executivo madeirense vai continuar a apoiar os produtores locais, sublinhando que se registam sinais “de retoma em muitas áreas” da economia madeirense, incluindo na agricultura. “Quero partilhar o meu otimismo relativo ao futuro da nossa terra. Ainda temos muitas dificuldades pela frente, mas a verdade é que a Madeira está a recuperar economicamente e, do ponto de vista financeiro, estamos a fazer a consolidação das finanças públicas e há sintomas de retoma em muitas áreas, desde o imobiliário ao turismo e agricultura”, declarou Miguel Albuquerque, na 61.ª Feira do Gado do Porto Moniz, no norte da ilha, 3 de julho.
Miguel Albuquerque destaca a melhor qualidade dos produtos regionais em comparação com outros importados “que não sabem a nada”, assegurando que o Governo Regional vai “prosseguir o apoio feito à produção, aos agricultores e produtores” do arquipélago.
Enunciando o conjunto de medidas que têm sido implementadas, Albuquerque mencionou que o programa comunitário Proderam “está a ser cumprido” e que “as candidaturas estão a decorrer a bom ritmo” para o aproveitamento de mais de 170 milhões de euros de apoios para este setor.
O governante insular apontou, também, que foi aprovado um novo regime da atividade pecuária, que vem facilitar as questões de caráter burocrático na atividade, acrescentado que a Madeira já tem um estatuto de artesão, uma nova lei de banco de terrenos e que as obras da nova escola agrícola da região, no concelho de São Vicente, vão começar após o verão.
O chefe do governo regional realçou, ainda, que o executivo vai prosseguir com os planos para as várias produções regionais, visando “saber para quem produzir e o horizonte de produção”, tendo sido aprovados os documentos relativos à anona, banana, maracujá e agricultura biológica.
Quanto à cana-de-açúcar, Miguel Albuquerque disse que este “foi um bom ano”, tendo sido atingida uma produção de 10.500 toneladas, que foi “toda absorvida e o Governo Regional fez o pagamento de toda a comparticipação a todos os produtores”.
O responsável anunciou que a Madeira também teve “um ano excecional” na banana, com uma produção perspetivada de 20 mil toneladas, 85% da qual destinada à exportação, sublinhando a importância do novo centro de processamento que vai ser inaugurado no verão, na Ponta do Sol.
Miguel Albuquerque destacou que o Governo também vai apostar no aumento da produção do maracujá, pretendendo atingir as 340 toneladas deste fruto. Outro projeto foi a instalação de uma estação zootécnica, cujo concurso está em fase de preparação, que vai criar as condições para a reprodução animal.
A feira Agropecuária do Porto Moniz contou este ano com a participação de 120 expositores, ocupando 19 mil metros quadrados naquela localidade do norte da ilha.

Comentários
Sem comentários
DESTAQUE
Publicidade
Vídeos
Lisboa
Porto
Cidade da Trofa
Sondagem

Carregando...